Lugares históricos e culturais para conhecer em Londres

 “O homem que se cansa de Londres se cansa da vida, pois em Londres se encontra tudo o que a vida pode oferecer” – Samuel Johnson

Londres é a maior cidade da Europa, e tem 1580 km2 de extensão. A sua grandeza não para por aí. A importância da cidade não é apenas histórica, e muitos brincam que ela não é apenas a capital da Inglaterra, mas de toda a Europa.

É ela que muitos artistas plásticos, músicos, cineastas, arquitetos e designers escolhem para começar a sua carreira, tamanha a importância que os londrinos dão para os movimentos culturais, para a inovação, e a expressão artística. A cidade é próspera não só nas artes, mas em todas as outras áreas.

Em Londres há um encontro efervescente entre o antigo e o moderno, o tradicional e o alternativo, a reserva e a boemia, a caretice e a libertação. Toda cheia de contrastes e, talvez por isso, terra de vanguarda. Londres é assim, inspiradora e surpreendente, pronta para te acolher e lhe trazer boas recordações.

Uma volta ao passado…

Londres é um prato cheio para quem quer explorar a cultura do país, conhecer um pouco sobre o passado do mundo, ou até enriquecer seu repertório com referências sobre várias áreas do conhecimento. Goste você de Design, Moda, Automóveis, Aviação, Cinema, Televisão, Paleontologia, enfim, Londres é um prato cheio para todos os gostos. A cidade tem mais de 300 museus e galerias, e a esmagadora maioria tem entrada gratuita.

História e Arquitetura

Palácio de Buckingham

É o lugar onde vive a monarquia inglesa, que é muito importante para a identidade nacional, e pela qual os ingleses demonstram um profundo respeito.

A família real é para o inglês a sua história viva e preservada e essa veneração é tão grande, que os ingleses até se inspiram na moda lançada pela realeza para compor o seu visual.

No Palácio, podemos ver a troca da guarda real no portão de entrada, que ocorre sempre às 11:30. A troca é uma cerimônia com 45 minutos de duração e aberta a todo o público, mas saiba que é preciso chegar com uma hora de antecedência para assistir ao desfile. Para saber mais sobre a cerimônia, veja essa matéria.

Em Agosto e Setembro, o público pode visitar as salas de estado do palácio. As visitas são agendadas e o ingresso precisa ser comprado com antecedência pelo site.

Endereço

London, SW1A 1AA

Tower of London

A Torre de Londres já foi muitas coisas. Uma Fortaleza medieval e uma prisão, palco de decapitações de muitos nobres ingleses. Já foi Casa da Moeda e também Mostra dos Animais do Reino.

Atualmente, o prédio funciona como um local de exposição de: joias que pertencem à Coroa inglesa; armaduras utilizadas pelos antigos reis; histórias da época em que abrigou cerca de 600 animais.

O lugar oferece passeios guiados, e você pode até manejar espadas e arcos. Para saber mais sobre a programação, clique no link.

Horário de Funcionamento

Março a Outubro

Terça a sábado: 09:00 às 17:30

Domingo a Segunda: 10:00 às 17:30

Novembro a Fevereiro

Terça a sábado: 09:00 às 16:30

Domingo a Segunda: 10:00 às 16:30

Ingresso

Crianças e jovens até 16 anos: £11

Adultos: £22

Endereço

London, EC3N 4AB

Tower Bridge

Foi construída ao lado da Tower of London, em 1894, para atender a região leste de Londres.

É um dos cartões postais da cidade, e nela funciona a Tower Bridge Exhibition, uma exposição que conta sobre a construção da ponte (pessoas envolvidas, as razões pelas quais ela foi construída, detalhes sobre a edificação, etc.).

Ainda, é possível percorrer duas passarelas situadas a 42 metros acima do Rio Tâmisa, onde podemos apreciar toda a vista próxima ao rio.

Horário de Funcionamento

Outubro a Março: 09:30 às 17:30 (não é possível entrar após às 17:00)

Abril a Setembro: 10:00 às 18:00 (não é possível entrar após às 17:30)

Fechado nos dias 24, 25 e 26 de Dezembro. No dia 01 de Janeiro, abre depois das 10:00

Ingressos

Crianças e jovens de 5 a 15 anos pagam £3,40

Adultos pagam £8

Endereço

Tower Bridge Road, SE1 2UP

Palácio de Westminster e Big Ben

O Palácio de Westminster é, na verdade um aglomerado de prédios governamentais. Sua principal torre é a que abriga o Big Bem. Muitos chamam de Big Ben a torre do relógio, mas esse nome foi dado, primeiramente, ao sino que existe dentro da torre, o Great Bell.

O Parlamento fica aberto à visitação aos sábados e no verão, quando oferece tours guiados. Infelizmente, a visita ao verdadeiro Big Ben, o sino, é aberta apenas para quem reside no Reino Unido…

Horários de visitação

Sábados e no verão: 09:00 às 16:15

Ingressos

Crianças menores que 5 anos: gratuito

Crianças e jovens de 5 a 15 anos: £10

Adultos: £25

Compre com antecedência aqui.

Endereço

20 Dean’s Yard, City of London SW1

É proibido tirar fotos dentro do Parlamento!!

Abadia de Westminster

Desde o século XI, é nesse prédio monumental que os monarcas são coroados e enterrados. Foi nele também que o Príncipe William e a Kate Middleton se casaram.

O prédio ainda funciona como uma igreja anglicana, e no interior dele podemos ver os vitrais, a arquitetura interna, o trono da coroação, e túmulos de pessoas ilustres, como: reis, rainhas, políticos, poetas, cientistas, escritores, atores, etc.

Horários de visitação

Como os horários mudam, visite o site para se informar sobre os horários atuais.

Ingressos

Crianças menores que 6 anos: gratuito

Crianças e jovens de 6 a 16 anos: £9

Adultos: £20

Idosos acima de 60 anos e estudantes: £17

Compre com antecedência, de preferência até a véspera.

Endereço

City of Westminster, SW1P 3PA

É proibido tirar fotos dentro da Abadia!!

Catedral de Saint Paul

A catedral é a sede do bispo de Londres e um cartão postal da cidade. Além da cúpula da catedral ser uma das maiores do mundo, o prédio tem grande importância histórica.

Foi palco de eventos marcantes de Londres, como: funerais de Churchill, e Margareth Thatcher; anúncios de paz após a Primeira e a Segunda Guerra; casamento do Príncipe Charles com a Princesa Diana, entre outros.

Horários de visitação

Segunda à sábado: 08:30 às 16:00

Domingos funcionam apenas para orações

Ingressos

Crianças: £7

Adultos: £16

Endereço

Saint Paul’s Church Yard, EC4M 8AD

City of London

Trata-se de um distrito existente dentro do centro da própria Londres. A City of London foi fundada pelos romanos, ou seja, surgiu antes do próprio reino da Inglaterra! No passado, a cidade se chamava Londinium e era totalmente isolada por um muro.

A City of London tem as suas próprias leis, governo, política, prefeitura, polícia e imprensa. Ou seja, tem total autonomia e é independente da Grande Londres. Atualmente, 9.000 pessoas moram na City, e 75.000 trabalham na cidade. Isso significa que a cidade é o coração econômico de Londres e da Inglaterra, como se fosse a Wall Street londrina.

É o local mais rico e elegante da cidade, por onde as pessoas circulam impecáveis, e onde somos filmados o tempo todo. Aliás, estima-se que a cidade inteira de Londres tenha uma câmera para cada 14 habitantes.

Na City, o antigo convive com o novo. Temos vestígios do muro e um anfiteatro construído pelos romanos, em meio a muitos arranha-céus, como o famoso The Gherkin, construído pelo arquiteto Norman Foster.

Museus

British Museum

Foi fundado em 1973 e é considerado o primeiro museu nacional público do mundo. O museu tem um acervo de 8 milhões de peças, e as suas obras contam a história das conquistas culturais da humanidade, desde 2 milhões de anos atrás até os dias de hoje.

O museu oferece quatro opções de roteiro para conhecer o que há de mais importante no seu acervo, e conforme o seu gosto pessoal. Você pode conferir as opções aqui.

Além das peças em exibição, o museu conta com várias exposições de arte que ocorrem durante o ano. A programação é variável e você pode conferir aqui.

A entrada gratuita, e o museu é indicado para todas as idades.

Horário de funcionamento

Sábado à Quinta: das 10:00 às 17:30

Sextas-feiras: das 10:00 às 20:30

Fechado apenas nos dias 24, 25 e 26 de dezembro, e 01 de janeiro.

Endereço

Great Russell Street, WC1B 3DG

National Gallery

É considerada uma das galerias de arte mais importantes do mundo, pois abriga obras de peso, como as de: Leonardo da Vinci, Caravaggio, Boticelli, Raphael, Michelangelo, Monet, Van Gogh, entre outros. As visitas são gratuitas para o acervo em exposição. Para conhecer a programação detalhada da galeria, acesse o site.

Horário de funcionamento

Sábado à Quinta: das 10:00 às 18:00

Sextas-feiras: das 10:00 às 21:00

Fechado apenas nos dias 24, 25 e 26 de dezembro, e 01 de janeiro.

Endereço

Trafalgar Square, WC2N 5DN

Museu Victoria e Albert

Foi fundado em 1852, para incentivar o design britânico e inspirar as futuras gerações. Atualmente é o maior museu de artes e design do mundo, e conta com objetos de atuais e de até 3.000 anos atrás, como: cerâmicas, mobiliário, moda, joias, fotografias, esculturas e pinturas. Seu acervo é proveniente de várias culturas do mundo.

Horário de funcionamento:

Sábado à quinta: das 10:00 às 17:45

Sextas: das 10:00 às 22:00

Fechado nos dias 24, 25 e 26 de Dezembro.

Ingresso

A entrada é gratuita para todos.

Endereço

Cromwell Road, SW7 2RL

Tate Modern

É um dos maiores museus de arte moderna e contemporânea que existem. Sua inauguração é recente, ocorreu em 2000. O museu está localizado nas margens do Rio Tâmisa e tem um acervo que conta com obras de Pablo Picasso, Piet Mondrian, Claude Monet, Salvador Dalí, Joan Miró, Umberto Boccioni, Jean Arp, e outros artistas importantes.

Horário de funcionamento:

Domingo à quinta: das 10:00 às 18:00

Sextas e sábados: das 10:00 às 22:00

Ingresso

A entrada no museu é gratuita, mas algumas exposições que ocorrem no seu interior podem cobrar entrada. Para se informar sobre as exposições e os valores de ingresso, acesse o site.

Endereço

Bankside, SE1 9TG

Teatros

Shakespeare Globe Theatre

O prédio é uma réplica do teatro onde Shakespeare encenou as suas peças teatrais, e oferece teatros a céu aberto. Algumas peças têm ingressos promocionais, que são vendidos no dia que elas ocorrerão. Além de peça, o Globe Theatre exibe diariamente uma exposição sobre a vida de Shakespeare e a sua contribuição para o teatro.

Horário de funcionamento:

03 de fevereiro a 05 de março

Segunda à domingo: Exposição – das 09:00 às 17:30, Tours guiados – das 09:30 às 17:00

06 a 30 de março

Segunda à sexta: Exposição – das 09:00 às 17:30, Tours guiados – das 09:00 às 12:30

Sábados: Exposição – das 09:00 às 17:30, Tours guiados – das 09:00 às 12:00

Domingos: Exposição e Tours guiados – das 09:00 às 17:30

Ingresso

Crianças e jovens de 5 a 15 anos: £8

Adultos: £13,50

Endereço

21 New Globe Walk, City of London SE1 9DT

The National Theatre

O teatro apresenta um repertório que mistura peças atuais com clássicos do mundo todo. Geralmente, na programação do teatro estão em exibição sete ou oito produções por vez. É sempre bom comprar os ingressos com antecedência, pois eles não demoram para esgotar. Tanto os valores dos ingressos, quanto a programação mensal, vocês podem conferir aqui.

Os preços costumam variar tanto por dia (sendo mais caros nos finais de semana), quanto pela idade ou pela peça em si. Por exemplo, podem custar £12 (para crianças em idade escolar) ou £55 (adultos num sábado à tarde).

Endereço

South Bank, SE1 9PX

Pessoal, este é o primeiro post da série 1000 Lugares Para Conhecer Antes de Morrer. Londres é muito rica em pontos históricos, museus e teatros, então preferi selecionar apenas os pontos mais visados pelos turistas e indicados tanto pelos livros quanto pelos guias de viagem. Até porque a grande maioria das pessoas viaja para passar pouco tempo na cidade, e prefere conhecer o essencial.

Futuramente, eu pretendo complementar esse post com outras matérias sobre pontos históricos menos conhecidos. Isso se você também quiser. Deixe o seu comentário para mim! =)

O próximo post da série será sobre pontos de Londres para você relaxar, apreciar a paisagem, e sentir um pouco mais a rotina do londrino.

Espero que vocês, assim como eu, se apaixonem cada vez mais por Londres!! Estou morrendo de vontade de fazer as malas kkkkk

Beijão!!

Referênciashttp://mapadelondres.org/

http://www.londresparaprincipiantes.com/

https://www.youtube.com/user/londresnalata

http://www.ci.com.br/guia-mundo/especial-cidades.londres

 photo divisor_zps0k4minu5.png

Deixe o seu comentário aqui