Sul de Minas Gerais: Ecoturismo em Lambari

1) Parque Estadual Nova Baden

01'
História do Parque

02'Quando veio para Lambari, o Dr. Américo Werneck (cuja história eu expliquei mais detalhadamente no post anterior) adquiriu a Fazenda Pinheiros, que antes pertencia ao Dr. Garção Stockler.

No momento em que foi morar no Casarão da Fazenda Pinheiros, Werneck era Secretário de Estado da Agricultura e formou a colônia de “Nova Baden”, inspirada na província alemã de Baden-Baden. Foi assim que nasceu, em 1980, o Bairro Nova Baden, onde está situado o Parque.

Em 1911, após a construção de várias obras em Lambari, o governo de Minas Gerais passou a questionar a origem do dinheiro que custeou as obras realizadas pela empresa do Werneck. Um dos principais causadores desse desentendimento foi Rui Barbosa.

A questão entre Werneck e o governo lhe causou muitos prejuízos financeiros e ele resolveu mudar-se para o Rio de Janeiro. Foi lá que, em 1927, aos 72 anos, Werneck faleceu.

A Fazenda Pinheiros tornou-se então a “Mata do Estado” e só depois de muito tempo, em 1974, é que foi criada a Reserva Biológica de Nova Baden. Atualmente, o Parque é administrado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e é gerenciado pelo Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF/MG).

Importância biológica do Parque

O Parque Estadual Nova Baden tem 214,47 hectares de Mata Atlântica. O Parque está situado em uma região da Serra da Mantiqueira, cujo relevo é montanhoso, com altitudes que variam de 800 a 1300 metros. O clima local é do tipo tropical de altitude, com verões chuvosos e invernos frios e secos.

A flora é composta principalmente por espécies de árvores emergentes caducifólias, que podem alcançar 35 metros de altura, como: jequitibás, perobas, cedros, angicos-vermelhos, canafístulas, jacarandás, guapuruvus, faveiros, e camboatás.

Além das caducifólias, a vegetação apresenta palmitos, araucárias, araticuns, orquídeas, bromélias, samambaiaçus, canelas, quaresmeiras, entre outras.

Já a fauna é composta por:

– vinte e nove espécies de mamíferos, como: bugios, saguis-da-serra-escuros (que está em perigo de extinção), micos-estrela, macacos-prego, sauás, veados-campeiro, lobos-guará, jaguatiricas, tamanduás-mirins, onças pardas, camundongos-do-mato, quatis, tatus-bola, entre outros;

– aves como: alma-de-gato, canário-da-terra-verdadeiro, perdiz, saracura, jacu, chibante, rabo-de-espinho-escamoso, tangará-dançarino, sabiá-una, saíras, saíra-do-papo-preto, figurinha-de-rabo-castanho, tucanos, dentre outras;

– pererecas (como a Phasmahyla cochranae, espécie ameaçada de extinção), sapos e rãs;

– cobras (urutus-cruzeiro, jararacas, corais falsas, etc.) e lagartos como o teiú;

– e ainda, vários insetos (mariposas, borboletas, mosquitos) e aranhas.

Outro detalhe importante é que existem, no Parque, nascentes de água que abastecem a comunidade e, por isso a grande importância da preservação do local. Aliás, vale frisar que a preservação da floresta é determinante para a pureza das águas, para a vida animal, vegetal e para a humana! Portanto, sempre que visitar Parques, cuide da higiene do local, que você estará cuidando de muitas vidas além da sua, ok?!

Atrações turísticas

O Parque é indicado para quem gosta de sossego; caminhadas ecológicas em ambiente fresco, arborizado, ao som das águas, dos animais e da mata.

a) As trilhas

As trilhas têm paisagens diversificadas e níveis de dificuldade de caminhada diferentes em seus percursos. Ao todo o Parque tem três trilhas:

– Trilha dos Troncos: tem 1,80 km de extensão. O nível de dificuldade de locomoção é alto, principalmente para idosos e não é uma trilha indicada para eles;

29-Trilha-dos-Palmitos'– Trilha dos Palmitos: tem 1,20 km de extensão e oferece baixa dificuldade de deslocamento durante o percurso;

– Trilha Sete Quedas: tem 1 km de extensão. A dificuldade de locomoção é baixa nos primeiros 800 metros da trilha, e alta nos últimos 200 metros, que correspondem ao trecho da Cachoeira Sete Quedas.

Caminho para as trilhas dos Palmitos e Sete Quedas…

29-Trilha-dos-Palmitos'

(Pessoal, no dia que eu fui ao Parque a única trilha que eu consegui conhecer foi a Sete Quedas, por causa do horário de visitação. Então, as fotos abaixo são paisagens apenas dessa trilha, ok?!)


As trilhas podem ser feitas com guias ou sozinho, pois elas são intuitivas e sinalizadas.

Como no interior da mata existem muitos insetos (alguns que alimentam-se de sangue), cobras, aranhas, entre outros animais, é recomendável que você se vista apropriadamente para a sua proteção:

  • se o passeio escolhido oferecer maior nível de dificuldade no percurso, é indicado que você use um tênis com sola antiderrapante. Até porque algumas pedras são bastante escorregadias lá na cachoeira;
  • vá com blusa de manga longa (branca para não passar muito calor, se for no verão);
  • calça comprida enfiada dentro das meias;
  • passe protetor solar e repelente;
  • escolha um chapeu que cubra as orelhas;
  • use óculos de sol;
  • leve garrafa de água e mantimentos.

b) Casarão da “Fazenda Pinheiros”

Foi construído no século XIX e possui na sua construção características históricas e culturais da região da Serra das Águas. O Casarão serviu como moradia do Werneck até que ele se mudou para o Rio de Janeiro.

Atualmente funciona como um centro de recepção de visitantes e tem várias salas com exposições de estudos de terreno e biológicos feitos na época da organização do parque; sobre a história de vida e política do Américo Werneck; de espécies animais que podem ser encontradas no interior da mata.

c) Área de lazer

O Parque tem uma área de lazer ampla para a realização de alongamentos, piqueniques e atividades recreativas. Para crianças existe um espaço com escorregador, balanços e um tirolesa com 13 metros de extensão.

Para encontrar, agendar visitas, entrar em contato ou tirar dúvidas:

Mapa-Lambari-PENB'BR 460, km 10 – Lambari/MG

Horário de visitação: 08:00 às 17:00, todos os dias e inclusive em feriados

Tel – (31) 3295 5179

E-mail – penovabaden@meioambiente.mg.gov.br

Facebook, TripAdvisor

O Parque tem estacionamento interno.

SÓ UM RECADO…

Pessoal, os parques têm um objetivo básico de preservar o ecossistema, possibilitando a realização de pesquisas científicas, atividades de educação ambiental, recreação e turismo ecológico. Portanto, tenham cuidado sempre que visitarem um parque. Qualquer dano afeta espécies que lá vivem, muitas delas ameaçadas de extinção. Além disso, os danos causados aos parques são considerados circunstâncias agravantes para fixação de pena! Sejam conscientes, ok?! E divirtam-se ;)

 

2) Cachoeiras e Serra das Águas

Camping Ilha das Cachoeiras (Cachoeira do Roncador)

O Camping está situado a 10 km do centro de Lambari, em uma altitude de 1000 m. Logo, o clima local é de montanha e, por isso, os dias normalmente são quentes e noites mais frias.

Seu terreno abrange uma área de proteção e recuperação ambiental e, portanto, o camping busca ser o mais natural e simples possível. Sua área é cortada pelo córrego São Bartolomeu, o que forma no terreno quatro “ilhas” com cachoeiras. A mais famosa delas é considerada um ponto turístico de Lambari, a Cachoeira do Roncador, assim chamada por causa do som forte decorrente do impacto das águas.

A fauna local é composta por várias espécies de aves migratórias, tucanos, papagaios, beija-flores, lobos-guarás, onças, lontras, cervos, pacas, cobras corais, entre outros animais. Vale ressaltar que todas as espécies do local estão sendo preservadas!!!

Além de desfrutar a natureza, é possível praticar esportes radicais – como rapel na cachoeira, boia cross, mountainbike, e vôo de parapente (também conhecido como paraglide) – fazer trilhas ecológicas a pé ou de jipe, e cavalgadas. Ainda, é oferecido um curso de parapente para aqueles que desejam aprender a pilotar o veículo.

Rapel na cachoeira, boia cross, o vôo e o curso de parapente são atividades com custo adicional no serviço do camping. Já as caminhadas, cavalgadas e trilhas de jipe têm custos a serem combinados diretamente com os prestadores desses serviços.

Restaurante-Camping-Roncador'

 

 

O camping oferece ainda dois tipos de acomodações, a área de acampamento e chalés, e um bar e restaurante em estilo rústico que atende tanto os campistas quanto os visitantes.

 

a) O que a área de camping oferece?

  • estrutura para atender a todas as idades;
  • área gramada com capacidade para 50 barracas (os automóveis podem ficar ao lado de cada barraca);
  • chuveiros quentes e sanitários;
  • vestiários masculinos e femininos;
  • pias para louças e roupas;
  • tomadas 110 V espalhadas por toda a área;
  • seguranças e monitoramento com câmeras.

 b) O que os chalés oferecem?

  • uma suíte que acomoda duas pessoas, com cama de casal
  • TV
  • ventilador
  • varanda e vista panorâmica
  • café da manhã incluso

c) Vôo e curso de parapente

Parapente'Sobre o paragliding

O veículo foi desenvolvido por alpinistas franceses, que buscavam uma forma rápida de descer as montanhas. O parapente é um veículo capaz de atingir grandes distâncias e que oferece, além da praticidade de transporte, segurança e longa permanência de vôo. Ainda, trata-se de um meio de transporte fácil de se aprender a pilotar.

 

O passeio de parapente

Para voar de parapente não é necessário que você tenha experiência, pois quem pilota o veículo é um instrutor. Antes do vôo são ensinadas noções básicas sobre o procedimento de decolagem e como proceder durante o passeio, no qual você apreciará a paisagem natural e várias cidades a 1500 m de altura.

O curso

O objetivo do curso é iniciar os alunos na pilotagem de parapentes, ensinando técnicas de vôo e normas de segurança aos futuros pilotos. São fornecidos pelo camping apostilas, equipamentos de campo, assessoria didática e instrutor especializado.

O curso de parapente é dividido em uma parte teórica e outra prática. A parte teórica tem duração de quatro horas e compreende os seguintes assuntos:

  • Disciplina
  • Acessórios
  • Check de pré-vôo
  • Meteorologia
  • Aerodinâmica
  • Técnicas de decolagem
  • Normas de segurança
  • Seleção do equipamento
  • Reconhecimento de montanhas
  • Escolha do local de decolagem
  • Escolha do local de pouso
  • Técnicas de permanência em vôo

A parte prática é subdividida em dois níveis de aprendizado. O Nível Um é realizado em “morrinhos de aula” e abrange assuntos como o controle, as decolagens e pousos, e o reconhecimento do equipamento. O Nível Dois é realizado em Cambuquira, cidade localizada a 21 km de Lambari. Esse nível envolve o controle em vôos de altitude e cross country, modalidade mais popular de paragliding que tem como finalidade voar a uma determinada distância e realizar um percurso delineado no menor espaço de tempo possível (Vertigens.com).

d) Outras informações sobre o camping

A entrada no camping pode ser feita a qualquer hora, exceto durante o horário de silêncio (23h às 7h), em que o trânsito é proibido na área de acampamento, e dependerá também da disponibilidade de espaço.

A entrada de animais é proibida, assim como o porte de armas, mesmo que a pessoa possua autorização de uso.

Localização e acesso

Camping-mapa'

  • De carro, o acesso está na BR 460, sentido Jesuânia e São Lourenço. No Trevo da Garrafa, pegue o acesso para a BR 460. Percorra aproximadamente 1,5 km e entre à direita em uma estrada. Siga sempre em frente por cerca de 5 km. Existem placas de sinalização em todas as entradas de Lambari e durante todo o percurso.
  • Na rodoviária, pegar o ônibus que faz o translado Camping/Rodoviária.
  • Os taxistas fazem o translado de Lambari até o camping.

Contato

Tel* (35) 9112 2455

         (35) 9176 9716

*TIM; o sinal de celular falha durante o trajeto.

Email: camping@cachoeiraroncador.com.br

Cachoeira João Gonçalves

Cachoeira-João-Gonçalves'

A cachoeira João Gonçalves está localizada em uma área particular que é aberta à visitação. Trata-se de uma cachoeira com várias quedas que formam poços entre as pedras, onde é possível refrescar-se sob o sol. O acesso para chegar à cachoeira está na BR 460 (sentido Jesuânia e São Lourenço) e o caminho é todo sinalizado.

Serra das Águas Virtuosas

Tem 1300 metros de altitude e é um local apropriado para caminhadas em trilhas no interior da mata, praticar mountainbike, e voar de parapente.

toca_da_oncaNa Serra das Águas existe um conjunto de grutas cercadas por vegetação densa e pela fauna local. As principais delas a Gruta Toca da Onça e a Gruta do Chapeu.

A Toca da Onça é uma pedra de 20 metros de altura que tem forma de toca. É um local onde as pessoas costumam fazer piqueniques e acampamentos. Logo abaixo dela existem grutas menores e muito visitadas, como a Gruta do Chapeu, e a 30 metros de distância encontra-se uma mina de água pura e cristalina.

Localização da Serra das Águas Virtuosas

Lambari---Serra-das-Águas'

Exitem muitas belezas naturais em Lambari, não?! Até eu fiquei surpresa quando comecei a fazer essa série de posts, porque eu não conhecia alguns lugares da cidade, como o Parque Estadual Nova Baden.

Aliás, preciso comentar que achei esse parque maravilhoso. Ele é simples, mas a sensação de estar lá é acolhedora. Dá uma sensação de reconexão com a natureza mesmo. Depois do Cassino do Lago Guanabara, é o lugar que mais me marcou em Lambari. Visitei com a minha família e foi muito divertido! Estamos até planejando fazer um piquenique da próxima vez que formos para lá.

Então pessoal, eu indico muito que vocês visitem Lambari. Não vou dizer que a cidade com a melhor infraestrutura turística que existe em Minas ou no Brasil, porque a política fez com que boa parte da essência da cidade se perdesse. Mas a cidade ainda é um lugar onde a natureza e a história se encontram.

Um lugar que foi projetado para ser belo e cheio de atrações, e que, felizmente, tem o seu potencial turístico reconhecido por grupos da cidade que estão fazendo o seu melhor para que Lambari volte a ser a cidade maravilhosa que um dia foi.

Além da beleza natural e histórica da cidade, existem lugares confortáveis para se hospedar e comer bem por lá, e é o que eu vou mostrar para vocês no próximo post.

Se vocês gostaram do post, querem tirar dúvidas sobre a cidade ou deixar alguma dica, deixem comentários para mim que eu vou adorar conversar com vocês!

Beijão!

 photo divisor_zps0k4minu5.png

2 opinions on “Sul de Minas Gerais: Ecoturismo em Lambari”

Deixe o seu comentário aqui