O curso de ciências biológicas que eu fiz

Oi, pessoal!

IBILCEDecidi contar para vocês sobre o curso de Ciências Biológicas que eu fiz, no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE/UNESP), pois acho que pode dar uma visão mais detalhada da graduação em biologia e ajudá-los a tirar possíveis dúvidas sobre seguir essa carreira ou não.

Vou abordar desde a duração do curso, modalidades oferecidas, organização das disciplinas, as linhas de pesquisa existentes, e os programas de extensão que a universidade oferece, até as possibilidades de pós-graduação existentes no campus de São José do Rio Preto.

Primeiramente, o curso de Ciências Biológicas é oferecido no período integral, e tem duração mínima de quatro anos e máxima de sete anos. Anualmente são oferecidas 50 vagas, que são preenchidas através do vestibular da UNESP, no final do ano.

Existem duas modalidades pelas quais podemos optar, o Bacharelado ou a Licenciatura. Para escolher entre uma das duas modalidades, você precisa estabelecer qual é o seu objetivo profissional:

  • Se quiser ministrar aulas para o Ensino Fundamental e Médio, faça a Licenciatura;
  • Se a sua vontade é trabalhar com pesquisas, ou no mercado de trabalho fora da rede de ensino básico, opte pelo Bacharelado.

Qual a real diferença entre Bacharelado e Licenciatura?

 

A diferença entre os dois está nas possibilidades de atuação profissional, que são determinadas pelo Conselho Federal de Biologia (CFBio).

 

Bacharelado – É uma formação voltada para a área acadêmica ou para atuar no mercado de trabalho em geral. Seja em atividades de pesquisa, preservação ambiental, em laboratórios de análises, no setor agrícola e industrial, e prestar consultorias ou assessorias em sua área de especialização. Para poder atuar como tal, o biólogo deve ter um histórico escolar com, no mínimo, 3200 horas cursadas.

 

O Bacharel só poderá atuar como professor do Ensino Fundamental e Médio se complementar a sua formação cursando, também, a Licenciatura.  Se quiser atuar como professor universitário, o Bacharel deverá prosseguir seus estudos até o Mestrado ou Doutorado, que o prepararão para ministrar aulas no Ensino Superior.

No IBILCE, o curriculum mínimo obrigatório do Bacharelado é de 3630 horas.

 

Licenciatura – É a modalidade que possibilita o profissional a atuar como professor no Ensino Fundamental e Médio. O Licenciado somente poderá atuar em outras áreas do mercado de trabalho, que não o ensino, se o seu histórico escolar cumprir o mínimo de 3200 horas cursadas.

 

Como a maioria dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas não cumpre esse mínimo de carga horária exigido, costuma-se dizer que o Licenciado só pode atuar como professor.

 

Caso o Licenciado queira desenvolver pesquisas ou atuar em setores que não a rede de ensino pública e particular, ele pode complementar a sua formação cursando a modalidade de Bacharelado, ou prosseguir para um Mestrado ou Doutorado.

No IBILCE, o curriculum mínimo obrigatório da Licenciatura é de 3765 horas.

 

Lembrando que para o biólogo atuar no Ensino Superior, independente da modalidade que ele curse, é preciso fazer Mestrado e/ou Doutorado.

 

OBS: No IBILCE o aluno pode optar pela Licenciatura ou pelo Bacharelado no final do primeiro ano de faculdade. Após concluir o curso, a Universidade oferece a possibilidade do aluno reingressar para cursar a modalidade que faltou, sem que ele precise passar pelo processo seletivo do vestibular.

Como é a Matriz Curricular do curso?

Independentemente da sua opção pelo Bacharelado ou pela Licenciatura, existe uma grade de disciplinas que são comuns às duas modalidades, porque todo biólogo precisa conhecer sobre os assuntos que elas abordam.

As disciplinas do núcleo comum da Biologia podem ser subdivididas em:

  • 01Disciplinas básicas para compreender todo o curso: abrangem as Ciências Exatas, métodos experimentais, como se organiza os indivíduos em um sistema de classificação, e a estrutura da unidade básica de todo organismo – a célula;
  • 02Disciplinas da Zoologia: estudam a vida animal como um todo. Desde a organização e a evolução estrutural, o funcionamento dos organismos, o nicho ecológico que ocupam, sua importância ambiental e até o sistema de classificação e a filogenia;
  • 03Disciplinas da Botânica: estudam a vida vegetal como um todo. Desde a organização e a evolução estrutural, o funcionamento dos organismos, o nicho ecológico que ocupam, sua importância ambiental e até o sistema de classificação e a filogenia;
  • 04Disciplinas da Genética e Bioquímica: abrangem a estrutura das moléculas, a influência delas no funcionamento da célula ou do organismo como um todo, o metabolismo, como funciona o material genético, como ocorre a herança, como funcionam os microrganismos e sua importância para a vida como um todo;
  • 05Disciplinas da Morfologia: abordam a diferenciação celular e o papel que cada grupo de células tem nos tecidos, a estrutura dos órgãos, como ocorre a fertilização, o processo de formação dos órgãos e tecidos;
  • 07Disciplinas das Ciências da Terra: abordam como as diferentes formas de vida se relacionam entre si e com o planeta, bem como compreender o processo de transformação do planeta e os outros tipos de vida que já existiram por aqui;
  • 06Disciplinas para compreender a Pesquisa Científica: trazem fundamentos filosóficos e sociais, discutem a metodologia científica, e os aspectos éticos e legais da profissão do Biólogo no mercado de trabalho ou como pesquisador.

 

 

O Bacharelado

biólogoOs alunos optam pelo Bacharelado precisam realizar, além das disciplinas do núcleo comum da biologia, matérias de uma das áreas em que quiser se especializar: Zoologia, Botânica, Genética e Bioquímica, ou Morfologia (Biologia Estrutural). A opção pela área de ênfase é feita no início do quarto ano, quando for realizar a matrícula do primeiro semestre.

Ainda, o aluno do Bacharelado é obrigado a realizar um Estágio Curricular, para adquirir experiência prática na área que deseja se especializar. O estágio pode ser realizado de duas formas: pesquisa ou treinamento.

No caso da pesquisa, você precisa escolher um orientador que desenvolva a mesma linha de pesquisa na qual ele pretende se especializar. Eu recomendo que procure identificar a sua área de interesse até o segundo ano, e comece a estagiar em um laboratório nesse período. No segundo ano o aluno já começa a ter uma noção mais global sobre a biologia, e pode aproveitar muito mais o estágio!

Também recomendo que comece cedo, pelo fato de adquirir mais experiência, ter tempo para realizar vários trabalhos paralelos, apresentá-los em Congressos e Premiações, e para publicar várias vezes o seu trabalho. Ou seja, se tiver interesse em se aprofundar na pesquisa, esse tempo de três anos de estágio te proporcionará um currículo mais rico em atividades complementares.

São consideradas Atividades Extracurriculares: projetos de Extensão; disciplinas optativas; participações em Simpósios, Workshops e Congressos; apresentações de trabalhos em eventos; premiações; e publicações em revistas científicas.

Órgãos-de-FomentoDurante o estágio curricular, o aluno pode solicitar bolsas de Iniciação Científica em órgãos de fomento à pesquisa, como a FAPESP e o CNPQ. A importância que o seu projeto de pesquisa terá para a sociedade é o aspecto mais importante para que as instituições decidam financiar um bolsista ou não, mas vale destacar que elas também prezam por um currículo variado em atividades complementares e um histórico escolar com boas notas. No entanto, o nível de exigência curricular varia de      um órgão para o outro.

Se você não quiser desenvolver pesquisas, pode optar pelo treinamento, que pode ser realizado em:

  • laboratórios de prestação de serviços na área da saúde;
  • controle de qualidade;
  • controle biológico;
  • laboratórios clínicos;
  • indústrias;
  • reservas ecológicas;
  • zoológicos;
  • setores de produção especializada;
  • empresas de consultoria e assessoria;
  • ou qualquer outra instituição que ofereça estágio com atividades dentro das funções do biólogo.

No final do ano, será preciso fazer um Trabalho de Conclusão de Curso, que consiste em expor os resultados obtidos, na forma de um relatório, e apresentar os resultados a uma banca examinadora composta pelo orientador e por convidados com titulação mínima de Doutor.

A Licenciatura

ser-professor-e-escreverSe você optar pela Licenciatura, além das matérias básicas do curso, fará disciplinas que o prepararão para ser professor:

  • Práticas Pedagógicas: as disciplinas são desenvolvidas por professores da biologia e do Departamento de Educação (Pedagogia) do Instituto, e são diferenciadas por temas: Ciências, Botânica, Biologia Estrutural, Zoologia, Genética e Evolução, e Saúde;
  • Disciplinas da Pedagogia: Política Educacional Brasileira, Didática, Psicologia da Educação, Filosofia da Educação, Temática Ambiental.

OBS: o aluno da Licenciatura pode complementar o seu currículo com Atividades Extracurriculares (veja o quadro explicativo no item O Bacharelado).

Blackboard-in-classroom-with-textAlém das disciplinas pedagógicas, você terá que realizar os Estágios Curriculares Supervisionados I e II. Trata-se estágios realizados em escolas do Ensino Fundamental e Médio, que envolvem:

  • Aprender sobre o funcionamento da escola como um todo;
  • Observar a dinâmica de salas de aula;
  • E elaborar um Projeto de Estágio Supervisionado, que você irá desenvolver com os alunos das escolas no seu quarto ano do curso.

Pessoal, espero que tenham tirado as suas dúvidas sobre a Licenciatura e o Bacharelado, e sobre como é organizado o curso de ciências biológicas da Unesp, campus de São José do Rio Preto.

Queria destacar que, se você se interessou pelo curso do IBILCE, vale a pena tentar ingressar nele, pois recebeu uma avaliação de cinco estrelas pelo Guia do Estudante.

O próximo post ainda será sobre o curso do IBILCE. Vou contar para vocês sobre:

  1. As atividades de extensão que a Universidade oferece;
  2. Os convênios que ela possui com universidades do exterior, e como você pode fazer um intercâmbio durante a faculdade;
  3. Como você pode se transferir para o curso de Ciências Biológicas, caso esteja cursando em outra universidade;
  4. E sobre os Programas de Pós-graduação oferecidos pelo IBILCE.

Se você quiser me mandar suas dúvidas ou conversar a respeito do curso, pode deixar comentários aqui embaixo ou nas redes sociais, ou me mandar um email para ma.bootscarrier@gmail.com ;D

Beijão!!!

 photo divisor_zps0k4minu5.png

Deixe o seu comentário aqui